Clássico do rock arena é reconhecida pela Forbes como Biggest Song Of All Time
Hit do Journey foi single mais vendido nos últimos 40 anos, com 18 milhões de cópias
por Cris Prado
Um dos maiores hits do rock, “Don’t stop believin’”, lançada pela banda norte-americana Journey em outubro de 1981, acaba de ser reconhecida pela Forbes como a maior música de todos os tempos. Segundo a Recording Industry Association Of America (RIAA), a música — que alcançou a posição de número 9 no Hot 100 da Billboard, dois meses após seu lançamento, e tornou-se a assinatura da banda pouco tempo depois —, foi 18 vezes certificada como single de platina. Isto significa que, entre as vendas em todos os formatos disponíveis, “Don’t stop believin’” vendeu 18 milhões de cópias, apenas nos Estados Unidos da América. Sete desses 18 milhões, foram por download, fazendo do hit o track digital mais vendido do século XX.
A maior música de todos os tempos integra Escape, sétimo álbum de estúdio do Journey, lançado pela Columbia Records, em 17 de julho de 1981. Graças ao hit, Escape foi o único álbum da banda a chegar e manter-se por uma semana na primeira posição dos 200 melhores álbuns da Billboard. Neal Schon, fundador e guitarra solo, compôs a instantaneamente reconhecível linha de baixo, e o tecladista e guitarra base Jonathan Cain, escolheu o nome da música a partir das palavras de encorajamento que seu pai lhe deu, para que ele não desistisse do sonho de viver de sua música.
A canção também foi selecionada para a lista da Library Of Congress para a preservação, na United States National Recording Registry, por ser “cultural, histórica ou esteticamente significativa” e alcançou a marca de single de platina por 10 vezes na Austrália, sete vezes na Nova Zelândia, quatro vezes no Reino Unido e duas vezes na Dinamarca. Em 2021, recebeu o prêmio Grammy Hall Of Fame e também chegou à posição de número 133 no ranking de 500 Greatest Songs of All Time da Rolling Stone.
Ouça “Don’t stop believin’” ao vivo, com Steve Perry — vocalista original do Journey —, em vídeo que integra os registros oficiais da Turnê do álbum Escape, em 1981.
Fontes: Journeymusic.com, Forbes e NME.